Tradições populares - Danças das Casas Velhas


         A quinta de Francisco dos Matos fica situada entre as estradas das casas velhas. Esta quinta tinha um vasto pinhal e era um dos pontos mais bonitos do concelho de Almada para festas e diversões.

Logo de manhã cedo, as pessoas escolhiam as árvores maiores para à sua sombra comerem os seus farnéis. E à tarde ouvia-se a música dos mais variados instrumentos e os jovens dançavam e cantavam. Entretanto chegava a filarmónica e os bailes continuavam pela noite fora. À beira do muro, vendiam-se frutas, bebidas e tantas outras coisas vulgares em festas e arraiais.

Estas festas é para realçarmos o dia de segunda-feira, quando esses festejos se realizavam. Nesse dia, na branca capelinha, onde se encontra uma bonita Imagem de São Francisco, as raparigas solteiras colocavam nas mangas das vestes da Imagem bilhetinhos com os seus pedidos que, na maioria se resumiam em simples solicitações para que o Santo lhes arranjasse namorado. E quando à noite, ao acabar os festejos, algumas delas tinha seguido os seus desejos, não podia deixar de dar mais um passeio pela capela para agradecer ao bom Santo a sua graça. Como muitos hoje se devem recordar esse tempo!

Adaptado de Lendas e outras tradições de Almada de Luís Barradas e Victor Borges, co-autor e o ilustrador do livro, uma edição da CMA.

Resumo realizado por

Maria Carolina Cruz nº 14 e Daniela castro nº4

5ºE

Comentários